Galactolatria: mau deleite

Artigos, Direitos animais -

GALACTOLATRIA: MAU DELEITE Sônia T. Felipe (2012). São José: Ecoânima, 304 p. O leite e seus derivados são alimentos pretensamente conhecidos por boa parte dos humanos, especialmente no ocidente. Quase todos que os consomem os idolatram. A alvura do leite evoca pureza, limpeza, saúde, desejáveis em qualquer alimento. Mas essa ilusão de pureza e saúde… Leia mais »

Por que animais têm direitos?

Artigos, Direitos animais -

I. Introdução Se eu perguntar a alguém: “porque não devo queimar seu braço com ferro em brasa?”, o que me responderia essa pessoa? Diria ela: “por que eu sou inteligente”? Ou diria “porque eu tenho grande habilidade de comunicação”? Ou ainda “porque existe um acordo tácito entre nós para que não causemos dano um ao… Leia mais »

Abate Humanitário

Artigos, Direitos animais -

O que nos querem dizer quando falam em abate humanitário? De acordo com certa definição, abate humanitário é o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais que serão abatidos, desde o embarque na propriedade rural até a operação de sangria no matadouro-frigorífico. Humanitário . . . bem-estar . . . palavras muito fortes… Leia mais »